Seguidores

domingo, 28 de março de 2010

JOÃO FRANCISCO ENVIA - Setubalenses de Mérito




Este livro contém a biografia de 120 setubalenses, uns nascidos nesta “princesa do Sado”, outros, que por adopção ou opção, aqui se fixaram, prestando relevantes serviços em prol da cidade, colaborando no seu desenvolvimento cultural, comercial e industrial, assim como no bom nome desta terra sadina.
João Francisco Envia nascido em 10 de Julho de 1919 na freguesia da Anunciada faleceu em 28 de Fevereiro de 2010. Um grande defensor da cultura setubalense e de Azeitão, deixa uma vasta obra publicada onde abordou as vidas de várias dezenas de setubalenses ilustres.
Foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Gil Vicente. Iniciou a sua actividade com 11 anos na antiga Papelaria Campos e em 1948 fundou o seu próprio negócio com a abertura da Papelaria Rubi, na rua Arronches Junqueiro.
Fez parte dos corpos gerentes do Vitória Futebol Clube e era dirigente na época em que este clube, a sua grande paixão, conquistou a 1.ª Taça de Portugal. Fundou a sua Secção de Pesca Desportiva e dirigiu-a durante vários anos. Foi presidente do Conselho Fiscal da Associação Regional do Centro de Pesca Desportiva, sediada em Lisboa, director em várias direcções da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, director do Clube Naval Setubalense e tesoureiro da LASA.
Colaborou com a imprensa regional desde 1959, entre os quais o jornal «O Setubalense», onde ainda assinava várias crónicas bastante elogiadas por todos os que apreciavam o seu estilo e obra.
Deixa uma dezena de livros publicados, com destaque para “Setúbal, a Princesa do Sado” e “Setubalenses de Mérito”. A sua última obra foi “Elmano Sadino – O Poeta Amoroso”.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...