Seguidores

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Leituras 2021

 


Mais um ano que passou e é altura de fazer um balanço dos livros que li neste terrível ano de pandemia. Pois foram quarenta e um os livros lidos e deu-me algum gozo dedicar grande parte das leituras a autores japoneses, visto ser uma das minhas paixões, a cultura japonesa.

Para vossa apreciação e comentários aqui deixo a lista por ordem cronológica dos livros lidos.



01 - A cidade de vapor - Carlos Ruiz Zafón 

02 - As pálidas colinas de Nagasáqui - Kazuo Ishiguro

03 - Nunca me deixes - Kazuo Ishiguro

04 - Um tempo a fingir - João Pinto Coelho

05 - Como é linda a puta da vida - Miguel Esteves Cardoso

06 - As 100 melhores crónicas - Miguel Esteves Cardoso

07 - O infinito num junco - Irene Vallejo

08 - Cães maus não dançam - Artur Pérez-Reverte

09 - Klara e o sol - Kazuo Ishiguro

10 - Um artista do mundo flutuante - Kazuo Ishiguro

11 - O gigante enterrado - Kazuo Ishiguro

12 - Os despojos do dia - Kazuo Ishiguro

13 - Quando éramos órfãos - Kazuo Ishiguro

14 - Nocturnos - Kazuo Ishiguro

15 - Diário de um velho louco - Junichirô Tanizaki

16 - O povo do abismo - Jack London

17 - Naomi - Junichirô Tanizaki

18 - Os inconsolados - Kazuo Ishiguro

19 - Uma gata, um homem e duas mulheres - Junichirô Tanizaki

20 - Alguns preferem urtigas - Junichirô Tanizaki

21 -  A mãe do Capitão Shigemoto e O cortador de canas - J. Tanizaki

22 - Elogio da sombra - Junichirô Tanizaki

23 - O caminho estreito para o longínquo norte - Matsuo Bashô

24 - O som da montanha - Yasunari Kawabata

25 - A polícia da memória - Yoko Ogawa

26 - As regras do tagame - Kenzaburô Ôe

27 - Morte pela água - Kenzaburô Ôe

28 - Rio profundo - Shusaku Endo

29 - Sputnick meu amor - Haruki Murakami

30 - O samurai - Shusaku Endo

31 - Neve de Primavera - Yukio Mishima

32 - Histórias Aquáticas - Joseph Conrad

33 - Chamada para o morto - John le Carré

34 - A toupeira - John le Carré

35 - O Ilustre Colegial - John le Carré

36 - A Gente de Smiley - John le Carré

37 - O espião que saiu do frio - John le Carré

38 - Silverview - John le Carré

39 - No país das últimas coisas - Paul Auster

40 - Primeira pessoa do singular - Haruki Murakami

41 - A boa sorte - Rosa Montero


41 livros num total de 11.503 páginas.


 Livros que me ofereceram neste último Natal e que vou ter o prazer de os ler neste ano de 2022.


29 comentários:

  1. Bom dia e antes de mais Bom Ano!!

    Parabéns pelas leituras! Já eu não posso dizer o mesmo! Não tenho conseguido ler, muitas coisas para fazer, ao fim do dia estou tão cansada que adormeço quase sempre... A ver se em 2022 melhoro esta capacidade de ler!!
    Boas leituras!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  2. There is nothing quite so splendid as time spent with books. Congratulations on a year spent absorbing the contributions of Japanese authors to the literature.

    ResponderEliminar
  3. Boas ofertas e que 2022 lhe permita continuar a ler!!! Bj

    ResponderEliminar
  4. Isso é que foi uma maratona! :))
    -
    A vida recomeça a cada oportunidade
    -
    Beijos. Bom Ano e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  5. Ler faz bem!
    Parabéns Francisco!

    FELIZ 2022...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ! Uma excelente lista de leitura 2021!

    Kazuo Ishiguro, apesar do Nobel, ainda nada li. No entanto, há alguns meses dei na internet com um curto texto seu, extraído possivelmente de uma entrevista, que me levou a repensar...

    Uma listagem interessante de autores orientais... Alguma razão em especial?

    Matsuo Bashô é um dos meus. Poesia oriental antiga sempre me atraiu muito! Leio há muitos anos.

    Quanto a vários outros autores aqui presentes, sim, conheço. E li algo.

    Bom 2022 continuado de muitas leituras!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  7. Boa lista!

    Continuação de boas leituras...

    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Francisco quantos livros maravilhosos que você leu, ler livros é muito bom, abraços.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  9. Por Dios, Francisco.
    No sé si acabó usted estos dos años a salvo del virus, pero lo que es seguro es que los terminó mucho más sabio.

    Un saludo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Francisco, da sua lista só li e gostei bastante do 12 - Os despojos do dia - Kazuo Ishiguro
    O 31 - Neve de Primavera - Yukio Mishima tenho na estante e já me disseram que é muito bom.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mishima é um excelente escritor e a Neve de Primavera é um excelente livro.
      Um abraço e obrigado pela visita.

      Eliminar
  11. Que coisa mais linda de ver Francisco!!! Tem uns titulos aí que me deixaram bem curiosa, vou ver se consigo ler este ano!!! Gostei demais de uma leitura que fiz do Zafón, vou lê-lo mais vezes!!

    E para 2022, muitas e muitas leituras pata ti!! Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Li alguns japoneses, mas não tantos...
    Não contei, mas devo ter ficado pelos 30 livros lidos em 2021.
    Continuação de boa semana, caro Francisco.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Olá Francisco
    Gostei de conhecer a relação dos teus livros lidos em 2021, também gosto muito de ler, comecei lendo em 2022 "Mais que o ouro" de Baltazar - o artilheiro de Deus, estou gostando muito. Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Great result! Unfortunately, I still don't have enough time to read, but I try to read at least half an hour a day.

    ResponderEliminar
  15. Qué lujo, amigo Francisco.

    Usted ama la palabra.
    Y quien ama la palabra, nunca estará solo.

    ResponderEliminar
  16. Que nunca lhe faltem as palavras para um deliciosa leitura!
    Beijinhos!
    Gratidão!
    Megy Maia❤🌻❤

    ResponderEliminar
  17. No conocía este blog tuyo Francisco y me ha encantado, como me encanta leer. Los libros que has leído parecen muy buenos, me gustan mucho los de la cultura oriental. Abrazos y me quedo por aquí.

    ResponderEliminar

  18. I can't't believe that this man is so real, how can I thank you enough, I can't fail to testify about the good things you have been doing for me and now you still went ahead and do same for my friend, please everyone if you have anything disturbing you please your solution is hear with Dr.osupalagba the great spiritualist who can solve any problem in a twinkle of an eye. No matter the problems, whether spiritual problem, you want to get your ex back, promotion in your workplace, spiritual cleansing, fruit of the womb, mental illnesses, protection for gun, protection for cutlass, protection for bottle, protection for snake and scorpion bites and cure. Are you a victim of any of the above listed setbacks, you can contact Dr.osupalagbavia Email: osupalagba.temple@gmail.com


    Call/WhatsApp +2347051667586

    ResponderEliminar
  19. Adorei as dicas de leitura. Parabéns pelo seu blog! Estou te seguindo. Se você puder siga também meu blog luisprandel.blogspot.com. Obrigado :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...