José Eduardo Agualusa - Um Estranho em Goa
Em boa hora fui à minha estante buscar um livro para ler e reli com enorme prazer este maravilhoso livro “Um Estranho em Goa” do José Eduardo Agualusa que já o tinha lido há mais de 10 anos, livro de literatura de viagem relatando ao mesmo tempo uma história exótica e misteriosa passada em Goa.
"Um Estranho em Goa". Um escritor parte para Goa à procura de uma lenda – o Comandante Maciel, de seu verdadeiro nome Plácido Afonso Domingo, antigo comandante de guerrilhas, em Angola, ou, segundo outras versões, um agente infiltrado da polícia política portuguesa. O que encontra é uma lenda maior, e muitíssimo mais fascinante. Um Estranho em Goa é um roteiro por um território antiquíssimo, onde a realidade e a magia se passeiam de mãos dadas. “O Diabo nunca anda muito longe do Paraíso” – lembra um dos personagens. Neste maravilhoso romance – que é, também, uma biografia do Diabo –, ele pode estar em toda a parte. O que une, afinal, um traficante de relíquias religiosas, uma bela e misteriosa historiadora de arte, especializada na recuperação de livros antigos, ou um sedutor empresário neopagão? E quem é Plácido Domingo? «Um Estranho em Goa é uma pequena maravilha. Assim entrei em Goa. Este livro mistura a literatura de viagens com uma aventura exótica, uma espécie de mistério que o autor não deslinda mas que lhe serve de ponto de apoio para mover personagens que enlaçam a Índia com Portugal e o Brasil. Goa e Luanda, Lisboa e Rio de Janeiro. À Goa de Agualusa, tão bem vista e descrita, tão bonita, e o Brasil dele, ou a melancolia angolana, enlaçam emoções e estabelecem uma pátria espiritual onde todos nós, portugueses da língua, nos reconhecemos. Sem carregar a prosa com pretensa literatice, comovendo sem ornamento, fazendo poesia ao de leve, abraçando a delicadeza e a estranheza do mundo, Agualusa fez-me viajar com palavras. Estou agradecida ao escritor.»
Clara Ferreira Alves, Expresso
“Escrevo porque quero saber o fim. Começo uma história e depois continuo a escrever porque tenho de saber como termina”, pag. 13.
Texto excelente, adorei :-)
ResponderEliminarBom fim de semana
beijos
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Este é um dos escritores que sabe captar o leitor. Valeu recordar!
ResponderEliminarBom fim de semana!
Muito obrigado minha amiga pelo alerta que fez, já corrigi a situação.
EliminarMuito obrigado.
Um bom fim de semana.
Olá Francisco,
ResponderEliminarNunca li José Eduardo Agualusa uma enorme falha para mim. Adorei a frase tem muito que se lhe diga quando é escrita pelo próprio escritor.
Beijinhos e um excelente final de semana.
Oi Francisco,
ResponderEliminarUm leitor e escritor como você, sabe nos indicar livros que nos fazem embrenhar em cada palavra até o fim. Pena que não moro aí.
Beijos no coração
Um belo livro, que também já li. E sempre gostei muito do J. E. Agualusa. Escreve bem que se farta!
ResponderEliminarBom fim de semana, Francisco.
xx
Nunca li, confesso.
ResponderEliminarr: Sim, deram um espetáculo magnífico!
Beijinhos*
Caro Francisco ,
ResponderEliminarUm Livro de Excelência do José Eduardo Agualusa que faz parte da minha Biblioteca pessoal , tendo-o adquirido há cerca de 9 ou 10 anos numa loja Fnac , que muito ajudam a promover a leitura e cultura por este País fora .
Um livro que prende o leitor até ao final .
Uma capacidade única de transmutação geográfica com pigmentos históricos pincelados pela tonalidade lusófona , num arranjo ficcionado muito bem conseguido .
Comprei este Livro pelo Autor, e pela geografia do seu enredo , pois Goa é o palco principal de todos os acontecimentos , e sendo eu um descendente do Goeses com um histórico de Familiares próximos que estudaram , viveram e vivem em Goa , não poderia nunca ausentar-me do privilégio desta leitura .
Excelente Postagem !
Votos de Um Bom Fim de Semana / Abraço
Luis Sousa
olá, conhecendo o teu blog e já te sigo, gostei muito. um bom livro nos transporta, estou sempre lendo um. abraço
ResponderEliminarhttp://metamorfosearsemmedo.blogspot.com.br/
Oi, Francisco!
ResponderEliminarTaí um livro que gostaria de reler, apesar de não gostar de ler a mesma história mais de uma vez... Esse livro fez parte de um trabalho da faculdade sobre Literatura Africana e escolhemos esse livro. Bom retornar a leitura sem a pretensão de estudar a obra.
Bom fim de semana!
Ler Agualusa é estar em viagem e quase viver a história. Às vezes, "perco-me", distraio-me com as descrições dele
ResponderEliminarBom fim de semana!
Abraço.
ResponderEliminarOi Francisco,
Saudade da minha mãe.
Quando tiver um tempinho clica na última postagem popular, ali fala da minha gratidão a minha mãe.
Beijos,
Já li, não por conhecer a obra de Agualusa, mas devido a um soldado (natural da minha terra) acusado de ter contactos forçados com herejes, que embarcou em Lisboa no ano de 1645 com destino ao Estado da Índia, cidade de Goa. Imagine o meu interesse quando vi o título "Um Estranho em Goa". Sabia como terminava a história desse soldado, mas acho que o li porque quis chegar a Goa também.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim de semana.
Olá, Francisco.
ResponderEliminarÉ a literatura lusófona em grande estilo.
abç amg
Não conhecia o autor mas te confesso fiquei maravilhada com a oportunidade de adentrar na história e fazer uma bela viagem
ResponderEliminarUm abraço e bom domingo
Francisco,
ResponderEliminarNão tenho o costume de reler livros, portanto, pela sua narrativa, esse, valeria a pena ler várias vezes.
Lindo e abençoado Domingo! Abraços
Oi Francisco, amo ler livros. Parabéns pelo blog. Amei sua doce visita no meu cantinho. Um abraço
ResponderEliminarUm leitura a considerar, obrigada pela partilha.
ResponderEliminarBjs
Fê
Caro Francisco ,
ResponderEliminarRepassando para lhe desejar uma optima semana :)
Abraço , Luis Sousa
Excelente escolha!
ResponderEliminarBom resto de domingo
r: Sem dúvida!
ResponderEliminarObrigada e igualmente*
Oii...
ResponderEliminarEu não conhecia esse livro. Mas, se a história é misteriosa, já me ganhou. Espero poder ler em breve.
Beijinhos ;**
Leitora Online
Facebook | Instagram | Twitter