
Este livro contém a biografia de 120 setubalenses, uns nascidos nesta “princesa do Sado”, outros, que por adopção ou opção, aqui se fixaram, prestando relevantes serviços em prol da cidade, colaborando no seu desenvolvimento cultural, comercial e industrial, assim como no bom nome desta terra sadina.

Foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Gil Vicente. Iniciou a sua actividade com 11 anos na antiga Papelaria Campos e em 1948 fundou o seu próprio negócio com a abertura da Papelaria Rubi, na rua Arronches Junqueiro.
Fez parte dos corpos gerentes do Vitória Futebol Clube e era dirigente na época em que este clube, a sua grande paixão, conquistou a 1.ª Taça de Portugal. Fundou a sua Secção de Pesca Desportiva e dirigiu-a durante vários anos. Foi presidente do Conselho Fiscal da Associação Regional do Centro de Pesca Desportiva, sediada em Lisboa, director em várias direcções da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, director do Clube Naval Setubalense e tesoureiro da LASA.
Colaborou com a imprensa regional desde 1959, entre os quais o jornal «O Setubalense», onde ainda assinava várias crónicas bastante elogiadas por todos os que apreciavam o seu estilo e obra.
Deixa uma dezena de livros publicados, com destaque para “Setúbal, a Princesa do Sado” e “Setubalenses de Mérito”. A sua última obra foi “Elmano Sadino – O Poeta Amoroso”.
Sabe dizer-me onde posso adquirir o livro em questão: "Setubalenses de Mérito", 2º Volume, de João Francisco Envia?
ResponderEliminarNão tenho a certeza mas acho que este livro foi editado pela papelaria livraria Hemus em Setúbal, é questão de entrar em contacto com a referida livraria.
EliminarTlf. 265 221 142.
Um abraço.
Não consigo entrar no seu blogue tem que ser assim a resposta, espero que consiga o livro.
EliminarJá percorri todas as Livrarias de Setúbal, não encontrei o referido Livro
ResponderEliminarManuel Lopes