Seguidores

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O Inverno do Mundo - Ken Follett

Recomendo vivamente este segundo livro desta magnifica trilogia O Século em especial para quem gosta de "navegar" pela 2ª Guerra Mundial.
A história é uma continuação fantástica do primeiro volume que começa com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha e a Guerra Civil Espanhola. Uma história perfeitamente enquadrada no contexto da guerra, com muitos pormenores bastante interessantes e verídicos sobre esta época bem conturbada da nossa história.
Depois do extraordinário êxito de repercussão internacional alcançado pelo primeiro livro desta trilogia, A Queda dos Gigantes, retomamos a história no ponto onde a deixámos. A segunda geração das cinco famílias cujas vidas acompanhámos no primeiro volume assume pouco a pouco o protagonismo, a par de figuras históricas e no contexto das situações reais, desde a ascensão do Terceiro Reich, através da Guerra Civil de Espanha, durante a luta feroz entre os Aliados e as potências do Eixo, o Holocausto, o começo da era atómica inaugurada em Hiroxima e Nagasáqui, até ao início da Guerra Fria. Como no volume anterior, a totalidade do quadro é-nos oferecido como um vasto fresco que evolui a um ritmo de complexidade sempre crescente.

Marcador de Inverno do Mundo


Marcador do livro Inverno do Mundo de Ken Follett o segundo livro da trilogia O Século.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A Queda dos Gigantes de Ken Follett

SINOPSE
Em A Queda dos Gigantes, o primeiro volume da trilogia "O Século", as vidas de 5 famílias - americana, alemã, russa, inglesa e escocesa - cruzam-se durante o período tumultuoso da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do Movimento Sufragista. 
Neste primeiro volume, que começa em 1911 e termina em 1925, travamos conhecimento com as cinco famílias que nas suas sucessivas gerações virão a ser as grandes protagonistas desta trilogia. Os membros destas famílias não esgotam porém a vasta galeria de personagens, incluindo mesmo figuras reais como Winston Churchill, Lenine e Trotsky, o general Joffreou ou Artur Zimmermann, e irão entretecer uma complexidade de relações entre paixões contrariadas, rivalidades e intrigas, jogos de poder, traições, no agitado quadro da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do movimento sufragista feminino. 
Um extraordinário fresco, excepcional no rigor da investigação e brilhante na reconstrução dos tempos e das mentalidades da época. 

Após a leitura deste primeiro livro da trilogia com quase 1000 páginas,  com várias histórias que se entrelaçam, mas que se vai desenvolvendo isoladamente e de forma gradual. Para entrar na história e conhecer os personagens todos, tê-los íntimos a ponto de já torcer ou ter curiosidade sobre como cada um deles se comportará quando os conflitos tiverem início.  O livro proporciona uma experiências deliciosa de leitura e somos levados a reviver a extraordinária novela que é todo o século XX.

Marcador do livro A Queda dos Gigantes


Marcador que acompanhava o livro do Ken Follett A Queda dos Gigantes que faz parte de uma trilogia O Século.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Os Irmãos Karamázov de Fiódor Dostoiévski

Último romance de Dostoiévski, Os irmãos Karamázov representa uma síntese de toda sua produção e é tido por muitos como sua obra-prima. Um marco da literatura universal, influenciou pensadores como Nietzsche e Freud, que o considerava ""o maior romance já escrito"" -e sucessivas gerações de escritores em todo o mundo. 
Um livro ao mesmo tempo filosófico e policial, que trata da conturbada relação entre o devasso Fiódor Karamázov e seus três filhos: Aliócha, ""puro"" e místico: Ivan, intelectual e atormentado: e Dmitri, orgulhoso e apaixonado. 
Com mão de mestre, Dostoiévski conduz o leitor numa viagem única pelos recantos mais sombrios e luminosos da alma humana e, com uma trama hipnotizante, consegue prender nossa atenção ao longo das centenas de páginas do volume.
CRÍTICAS

«Leio fascinado Os Irmãos Karamázov. Trata-se do mais magnífico livro em que já pus as mãos. (…)»
Albert Einstein, em carta a Paul Ehrenfest 

«Ao ler Crime e Castigo, O Idiota, Os Demónios e, sobretudo, Os Irmãos Karamázov, não podemos separa a interpretação filosófica da forma literária. O teólogo e o estudioso da narrativa, o crítico e o historiador de filosofia, marcam encontro no mesmo local.»
George Steiner, Tolstoi ou Dostoievski

«Os Irmãos Karamázov é o maior livro entre todos os que Dostoievski escreveu e é nele que devemos procurar o seu génio.»
Harold Bloom, Génios
Os Irmãos Karamázov de  Fiódor Dostoiévski traduzido directamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra, editado pela Editorial Presença em dois volumes num total de 920 páginas.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...